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Choose Portugal 2009

Descrição do Programa

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME/Projectos Conjuntos

Este tipo de programas visa a promoção da competitividade das empresas através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa das PME no mercado global.

Objectivos e Nome do Projecto

:: Projecto CHOOSE PORTUGAL 2009

Este projecto conjunto visa apoiar as empresas participantes a consolidar a sua posição nos mercados externos, melhorando a competitividade no mercado global, através da realização de acções complementares às estratégias e iniciativas das empresas que lhes permitam incrementar a imagem de qualidade e de referência dos produtos nacionais.

Este projecto engloba cinco acções:

Feira Ambiente | 13 a 17 de Fevereiro de 2009 – Frankfurt (realizado)

Missão Empresarial a Moçambique | 31 de Agosto a 07 de Setembro de 2009 (realizado)

Missão Empresarial à Líbia | 14 a 19 de Novembro de 2009

Missão Empresarial à Rússia | 23 a 27 de Novembro de 2009

Missão Empresarial à Argélia | 13 a 17 de Dezembro de 2009

A organização da participação colectiva de 14 empresas na Feira Ambiente 2009, uma feira âncora da Fileira Casa, visitada por profissionais de todo o mundo e onde estão expostas as mais importantes marcas e o mais significativo que há em termos de produtos, nomeadamente no que respeita a design e inovação.

A realização de quatro Missões Empresariais a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas: Argélia, Líbia, Moçambique e Rússia. Estas missões com um carácter multisectorial, integrarão no seu total 28 empresas, que aproveitarão a sua participação para conhecer o mercado in loco, a sua forma de funcionar e as suas potencialidades, para além da possibilidade de efectuarem negócios na sequência dos encontros de negócios que irão ter com empresas argelinas, líbias, moçambicanas e russas.

Destinatários

PME’s

Prazo De Execução

1 Dezembro de 2008 a 31 de Dezembro 2009

Montantes de Investimento e Apoio

Valor do investimento: 389.405,73€

Valor do incentivo: 162.688,99€

Comparticipação para as Empresas

A taxa de incentivo elegível varia entre os 35% e 45%. Estas taxas de incentivo para reembolso são definidas de acordo com a certificação PME emitida pelo IAPMEI.

Condições de candidatura das Empresas

Ser PME’s;

Nãoapresentarem dívidas à Segurança Social e à Fazenda Pública;

Ter uma estratégia de internacionalização definida;

Apresentar produtos com qualidade e carácter inovador;

As empresas serão sujeitas a um processo de selecção de acordo com critérios previamente definidos, nomeadamente o interesse em desenvolver investimentos, serem exportadoras e/ou empenhadas em iniciar ou manter processos de internacionalização no mercado.

Resultados - Acções de Sensibilização

Para além de acções de sensibilização junto das empresas para que adiram ao projecto, a NERLEI propõe-se a divulgar os resultados das acções realizadas através da realização de um seminário de encerramento do projecto, aberto a toda a comunidade empresarial.

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