MAPA DO SITE
 
 
Notícias

 

Visita decorre entre 1 e 3 de junho

NERLEI prepara visita de empresários franceses a Leiria

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está a preparar uma Missão Inversa França, que decorrerá entre 1 e 3 de junho, e que trará a Leiria seis empresários franceses.

O objetivo desta ação é promover os contactos e as trocas comerciais entre as empresas francesas e as empresas nacionais, através da realização de reuniões. Para isso será recebida, nas instalações da NERLEI, uma comitiva de empresários franceses de diversos setores de atividade, entre os quais, mobiliário, comunicação social, construção civil, agroalimentar e madeira.

As empresas que queiram participar nas reuniões bilaterais deverão inscrever-se, consultando as condições de participação.

Além das reuniões bilaterais o programa da Missão Inversa inclui ainda um Diálogo para a Internacionalização sobre o Mercado de França, uma oportunidade para ouvir vários especialistas a falar sobre as potencialidades deste mercado para as empresas da região de Leiria.

Esta missão está integrada no Projeto Choose Portugal 2014-2015, desenvolvido pela Associação no âmbito do QREN, por isso será objeto de co-financiamento por parte do QREN até 45% do valor de participação.

Para mais informação contactar o Departamento de Apoio à Internacionalização da NERLEI para internacional@nerlei.pt.


30-05-2014

 


 

Visita decorre entre 2 e 7 de Junho

NERLEI tem inscrições abertas para missão empresarial à Colômbia

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria tem inscrições abertas para a missão empresarial à Colômbia, ação que vai decorrer entre 2 e 7 de junho.

A Colômbia é considerada a terceira maior economia da América do Sul, constituindo um mercado bastante promissor para as empresas nacionais devido, entre outros fatores, a sua estabilidade política e económica e à existência de liberdade económica e de tratados de livre comércio com a UE e ao facto de não colocar entraves à circulação de pessoas. Atualmente a Colômbia tem um crescimento sustentado do PIB superior a 4% e políticas de desenvolvimento que abrangem setores tão variados como a construção, infraestrutura, metalomecânica, indústria agroalimentar, automóvel, novas tecnologias, turismo, saúde, entre outros.

Para inscrições e mais informação.

2014-04-29


Inscrição até 6 de março pode dar direito a desconto, tendo como pano de fundo sucesso deste ano a NERLEI já prepara participação na Ambiente 2015

Confirmado, mais uma vez, o sucesso da participação das 40 empresas que integraram a sua organização conjunta, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está já a preparar a edição de 2015 da Ambiente, a maior feira mundial dedicada à fileira casa que se realiza anualmente em Frankfurt, Alemanha.

As empresas que se inscrevam até dia 6 de março na edição de 2015, que decorre entre 13 e 17 de fevereiro, poderão beneficiar de um desconto por reserva antecipada do espaço.

Além disso, esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2014-2015, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Neste sentido, as empresas que integram esta ação vão beneficiar de um incentivo que pode ascender a 75 por cento das despesas elegíveis.

Ano após ano esta ação da NERLEI tem vindo a aumentar em número de empresas participantes. Em 2014 foram já 40, sendo que oito participaram pela primeira vez integradas no projeto da NERLEI. No segundo dia da feira todas as empresas portuguesas receberam a visita do Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio, que foi acompanhado por Carla Moreira, membro da Direção da NERLEI.

Um dos pontos fortes desta feira continua a ser o seu alcance global (elevado número de expositores e visitantes internacionais). Segundo informações da Messe Frankfurt esta edição foi a que teve "mais sucesso dos últimos 10 anos, com um aumento de 3,5% no número de visitantes". A edição de 2014 registou aumentos significativos quer em número de expositores (4724, de 89 países), quer de visitantes (144.000 de 161 países). É de realçar ainda que os visitantes tem o perfil de compradores qualificados com autorização para tomar decisões, o que potencia a realização de negócios no decorrer da feira.

Mais informações sobre as condições de inscrição poderão ser obtidas junto do Departamento de Apoio à Internacionalização da NERLEI ou através do e-mail internacional@nerlei.pt.


2014.02.19


 

Certame dedicado à fileira casa decorre em Frankfurt, Alemanha

NERLEI leva 40 empresas à Ambiente

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a participação conjunta e vai acompanhar um grupo de 40 empresas à feira Ambiente, que decorre entre 7 e 11 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.

Ano após ano esta ação da NERLEI tem vindo a aumentar em número de empresas participantes, sendo que em 2014 inclui oito empresas que participam pela primeira vez integradas no projeto da NERLEI.

As 40 empresas apresentam os seus produtos num espaço que totaliza 1282 metros quadrados e desenvolvem atividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, cutelarias, vidro, utilidades domésticas, produtos de embalagem, candeeiros, acessórios em cortiça, bens de consumo e design industrial.

Numa ação de Diplomacia Económica e de demonstração de apoio às empresas que participam na feira Ambiente, o Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís Almeida Sampaio, vai ser recebido pela Direção da NERLEI, que o acompanhará na visita às empresas participantes no projeto.

Esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2014-2015, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Neste sentido, as empresas que integram esta ação vão beneficiar de um incentivo que pode ascender a 75 por cento das despesas elegíveis.

A Feira Ambiente apresenta-se como a maior feira internacional de bens de consumo, contemplando uma imensa variedade de produtos para a mesa, cozinha, casa, mobiliário e produtos para oferta.

 

2014.02.07


 

Missão empresarial decorre entre 27 de outubro e 1 de novembro

NERLEI leva empresas à Rússia

Entre 27 de outubro e 1 de novembro a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha em missão empresarial à Rússia cinco empresas dos sectores dos moldes e cutelarias.

Cada participante tem uma agenda própria de contactos, definida tendo em conta as expetativas de cada empresa aquando da inscrição, estando previstas reuniões em diversas cidades, nomeadamente Moscovo, S. Petersburgo, Nijny Novgorod, Samara e Tollyati.

Esta missão é uma das seis que integra o projeto da NERLEI Choose Portugal 2013, que foi alvo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Assim, as empresas participantes usufruirão de um apoio que varia entre os 40 e os 45 por cento das despesas elegíveis, sendo a taxa de reembolso definida de acordo com a certificação PME.


2013-10-28


 

Visita decorre entre 6 e 11 de outubro

Inscrições abertas para missão empresarial à Rússia

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria tem inscrições abertas para a missão empresarial à Rússia, ação que vai decorrer entre 6 e 11 de outubro.

Atualmente a economia russa regista um crescimento sustentável e estável. Este mercado apresenta oportunidades de negócio na área das infraestruturas, incluindo a área de construção e materiais de construção, agroalimentar, calçado, têxtil e vestuário, produtos de beleza, mobiliário, madeira, cortiça, entre outras. É um país com potencial, iniciativa e visão futura, que abre as suas portas aos negócios portugueses.

Esta missão está integrada no Projeto Choose Portugal 2013, desenvolvido pela Associação no âmbito do QREN, por isso as PME participantes poderão beneficiar de um apoio até 45% do total apurado de despesas consideradas elegíveis nesta ação.

Inscrições e mais informação.


2013.08.21


Presença na edição de 2013 deixa participantes otimistas
Empresas pretendem repetir participação na Ambiente em 2014

As 38 empresas portuguesas que participaram na feira Ambiente 2013, que decorreu em Frankfurt, Alemanha, entre 15 e 19 de fevereiro, integradas no projeto Choose Portugal da NERLEI referem que a participação "foi positiva" tendo registado ao longo dos cinco dias de feira "muitos contactos e diversificados a nível geográfico, o que é bastante promissor".

De salientar que algumas das empresas registaram encomendas no decorrer da própria feira, algo já pouco frequente neste tipo de evento e situação que reforça as boas perspetivas quanto à obtenção de resultados positivos em consequência da participação.

O notório clima de confiança das empresas é comprovado pelo facto de todas as empresas que participaram nesta feira no âmbito do Projeto Choose Portugal 2013 tencionarem participar na Ambiente 2014 num projeto semelhante a desenvolver pela NERLEI.

Recorde-se que a NERLEI levou um grupo de 38 empresas, mais oito que em 2012, à feira Ambiente, que ocuparam uma área de exposição de 1130 metros quadrados, e com atividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, cutelarias, vidro, utilidades domésticas, acessórios em cortiça, bens de consumo e design industrial.

Ano após ano esta ação da NERLEI tem vindo a aumentar em número de empresas participantes, sendo que em 2013 integrou mais de metade da totalidade das empresas portuguesas que participaram neste certame.

Esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2013, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).

 


NERLEI leva cinco empresas à Colômbia

Entre 19 e 24 de maio a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está a acompanhar em missão empresarial à Colômbia cinco empresas de vários sectores de atividade.

Completam a comitiva a Digidelta Software, Lda, de prestação de serviços/TIC; a Oliveiras, SA, de construção; a Procadimoldes - Fabricação e Comércio de Moldes, Lda; a Sporvil, Lda, de cerâmica decorativa; e a Tinturaria Rosários 4, Lda, do sector têxtil.

Além da agenda própria de contactos de cada participante, definida tendo em conta as expetativas de cada empresa aquando da inscrição, haverá lugar para uma reunião conjunta na delegação da aicep Portugal Global em Bogotá, no dia 20 à tarde. Do programa de algumas das empresas participantes consta ainda a visita à ExpoConstruccion y ExpoDiseño, feira que irá decorrer em Bogotá de 21 a 26 de maio.

Esta missão é uma das seis que integra o projeto da NERLEI Choose Portugal 2013, que foi alvo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).

Mais informação


2013.05.20


Missão empresarial a Moçambique - 20 a 27 de abril


Entre 20 e 27 de abril a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha em missão empresarial a Moçambique quatro empresas de vários sectores de atividade.

Integram a comitiva a Ever Beauty, Lda, de cosmética; a Indústrias Electromecânicas GH Unipessoal, Lda, de equipamentos de elevação; a Irmãos Cadima, Lda, de mobiliário; e a Primacis, de serviços de consultoria e gestão.

Além da agenda própria de contactos de cada participante, definida tendo em conta as expetativas de cada empresa aquando da inscrição, houve lugar para uma agenda comum, nomeadamente com o IPEX - Instituto Nacional de Exportações, a CTA - Confederação das Associações Económicas de Moçambique, a CCM - Câmara de Comércio de Moçambique, o CPI - Centro de Promoção de Investimentos, a delegação da aicep Portugal Global em Maputo, a AIMO - Associação Industrial de Moçambique, entre outras.

Esta missão é uma das seis que integra o projeto da NERLEI Choose Portugal 2013, que foi alvo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).

Mais informação


2013.04.23

Inscrições abertas para missão empresarial à Colômbia

A realizar entre 19 e 24 de maio

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar de 19 a 24 de maio de 2013 uma Missão Empresarial multisectorial à Colômbia (Bogotá). Esta missão está integrada no Projeto Choose Portugal 2013, desenvolvido pela Associação no âmbito do QREN, por isso as PME participantes poderão beneficiar de um apoio de 45% do total apurado de despesas consideradas elegíveis nesta ação.

A Colômbia é considerada a quarta maior economia da América Latina, constituindo um mercado bastante interessante para as empresas nacionais devido, entre outros fatores, à existência de liberdade económica e de tratados de livre comércio com a União Europeia e ao facto de não colocar entraves à circulação de pessoas. Este mercado apresenta atualmente um crescimento do PIB na ordem dos 6% e políticas de desenvolvimento que abrangem setores tão variados como a construção, indústria agroalimentar, automóvel, novas tecnologias, entre outros.

Neste contexto, a NERLEI propõe a realização desta ação que tem como principais objetivos proporcionar, através da realização de reuniões individuais de trabalho, o estabelecimento de contatos diretos entre as empresas portuguesas e diversas empresas/entidades colombianas, permitindo um conhecimento in loco das reais oportunidades de negócio e investimento neste país.

É ainda de salientar que, ao participar nesta missão, as empresas beneficiarão de consultoria especializada, que pressupõe um acompanhamento especializado e dedicado às empresas participantes antes, durante e até 3 meses após a sua participação nesta ação.

Mais informação

 

2013.04.24


Presença na edição de 2013 deixa participantes otimistas

Empresas pretendem repetir participação na Ambiente em 2014

 

As 38 empresas portuguesas que participaram na feira Ambiente 2013, que decorreu em Frankfurt, Alemanha, entre 15 e 19 de fevereiro, integradas no projeto Choose Portugal da NERLEI referem que a participação "foi positiva" tendo registado ao longo dos cinco dias de feira "muitos contactos e diversificados a nível geográfico, o que é bastante promissor".

De salientar que algumas das empresas registaram encomendas no decorrer da própria feira, algo já pouco frequente neste tipo de evento e situação que reforça as boas perspetivas quanto à obtenção de resultados positivos em consequência da participação.

O notório clima de confiança das empresas é comprovado pelo facto de todas as empresas que participaram nesta feira no âmbito do Projeto Choose Portugal 2013 tencionarem participar na Ambiente 2014 num projeto semelhante a desenvolver pela NERLEI.

Recorde-se que a NERLEI levou um grupo de 38 empresas, mais oito que em 2012, à feira Ambiente, que ocuparam uma área de exposição de 1130 metros quadrados, e com atividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, cutelarias, vidro, utilidades domésticas, acessórios em cortiça, bens de consumo e design industrial.

Ano após ano esta ação da NERLEI tem vindo a aumentar em número de empresas participantes, sendo que em 2013 integrou mais de metade da totalidade das empresas portuguesas que participaram neste certame.

Esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2013, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).


2013.02.22


38 empresas na feira de Frankfurt
NERLEI na Ambiente com mais empresas e mais área de exposição que em 2102

 

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a participação e vai acompanhar um grupo de 38 empresas (mais oito que em 2012) à feira Ambiente, que decorre entre 15 e 19 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.

Ano após ano esta ação da NERLEI tem vindo a aumentar em número de empresas participantes, sendo que em 2013 integra mais de metade da totalidade das empresas portuguesas que vão participar neste certame.

As 38 empresas apresentam os seus produtos num espaço que totaliza 1130 metros quadrados e desenvolvem atividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, cutelarias, vidro, utilidades domésticas, acessórios em cortiça, bens de consumo e design industrial.

Numa ação de Diplomacia Económica e de demonstração de apoio às empresas que participam na Feira Ambiente, o Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís Almeida Sampaio, e o delegado aicep Portugal Global em Berlim, Pedro Macedo Leão, vão ser recebidos pela Direção da NERLEI, que os acompanhará na visita às empresas participantes no projeto.

Esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2013, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Neste sentido, as empresas que integram esta ação vão beneficiar de um incentivo de 75 por cento das despesas elegíveis.

A Feira Ambiente apresenta-se como a maior feira internacional de bens de consumo, contemplando uma imensa variedade de produtos para a mesa, cozinha, casa, mobiliário e produtos para oferta. Na edição de 2012 contou com 4543 expositores, oriundos de 87 países. Em termos de visitantes, recebeu 140 mil, oriundos de 160 países.

O Choose Portugal 2013 é um projeto conjunto integrado no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME do QREN, coordenado pela NERLEI, que visa apoiar as empresas participantes a consolidarem a sua posição nos mercados externos, melhorando a competitividade no mercado global, através da realização de ações complementares às estratégias e iniciativas das empresas que lhes permitam incrementar a imagem de qualidade e de referência dos produtos nacionais.

 

2013.02.11


Candidatura ao QREN na área internacional integralmente aprovada

A candidatura a projetos conjuntos do QREN para a área da internacionalização que a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou foi integralmente aprovada. O projeto Choose Portugal 2013 contempla sete ações.

A primeira ação aprovada na candidatura é a Ambiente, feira dedicada a produtos para a casa, que se realiza no mês de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha, e que tem a participação de 38 empresas, o maior número de sempre que integra a participação conjunta organizada pela NERLEI.

No que respeita a missões empresariais estão contempladas cinco para 2013: aos mercados Moçambique, Colômbia, Rússia, Polónia e Marrocos. Estas missões são multissectoriais.

Além destas ações, foi também aprovada uma missão inversa de França. Com esta ação pretende-se dinamizar a vinda à região de importadores deste país, através da realização de reuniões de trabalho entre as empresas nacionais e as francesas.

Mais informaçao

 

2013.02.11


NERLEI acompanha cinco empresas a Marrocos

Entre 2 e 6 de dezembro a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha em missão empresarial a Marrocos cinco empresas de vários sectores de atividade.

Integram a comitiva a Cartonarte - Indústria de Cartonagem, Lda, de cartonagem; a Digidelta Software, Lda, de sistemas de informação; a Faplana - Fábrica de Plásticos de Leiria, SA, de fabricação de artigos em plástico; a Pobunezi Unipessoal, Lda, de consultoria; e a Tecfil - Técnica Fabrico de Fios, Lda, de cordoaria.

Além da agenda própria de contactos de cada participante, definida tendo em conta as expectativas de cada empresa aquando da inscrição, haverá lugar para uma reunião com o representante da aicep Portugal Global neste país.

 

2012.12.03


NERLEI leva nove empresas, em Missão Empresarial, ao Estado do Ceará no Brasil


Entre 19 e 25 de novembro a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanhou em missão empresarial ao Estado do Ceará, no Brasil nove empresas de vários sectores de atividade.

As empresas irão deslocaram-se às cidades de Fortaleza e Iguatu, sendo que do programa desta ação fazem parte, além de reuniões de negócios bilaterais, encontros com diversas entidades, como é o caso da ADECE (Agência de Desenvolvimento do Ceará), Prefeitura de Iguatu, SENAC (instituição de educação profissional), FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Câmara de Comércio Luso-Brasileira, Cônsul de Portugal em Fortaleza, entre outras entidades ligadas ao desenvolvimento económico deste Estado brasileiro.

 

Integraram a comitiva a Always Green, Lda, de ambiente e energias renováveis; a Artebel - Artefactos de Betão, SA, do sector da construção civil; a Böllinghaus Portugal - Aços Especiais, SA, de metalomecânica; a Inblock - Serviços e Consultadoria, Lda, do sector da construção civil; a inCentea - Tecnologia de Gestão, SA, de informática de gestão; a Leiricanal - Instalações Térmicas, Lda, de instalações térmicas; a Leirivolt, Lda, de instalações eléctricas; a Perfitec - Revestimentos Metálicos e Perfilados, Lda, de perfis metálicos; e a Primacis, SA, de consultoria informática.

 

2012.11.27


Nerlei apresenta candidatura na área Internacional para 2013

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou no dia 31 de outubro a sua candidatura a projetos conjuntos do QREN na área da internacionalização. O projeto apresentado prevê 7 ações e a participação de 64 empresas.

Com uma atividade intensa de apoio à internacionalização de empresas, que já conta com vários anos de experiência, este é mais um projeto ambicioso da NERLEI nesta área. O objetivo é reforçar o apoio às empresas na procura de novos mercados, fator preponderante para superar a conjuntura atual.

A primeira ação prevista na candidatura é a Ambiente, feira dedicada a produtos para a casa, que se realiza no mês de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha, e que prevê a participação de 37 empresas, o maior número de sempre que integra a participação conjunta organizada pela NERLEI.

No que respeita a missões empresariais estão previstas para 2013 cinco aos mercados Moçambique, Colômbia, Rússia, Polónia e Marrocos.

Além destas ações, a NERLEI tem prevista, em candidatura, uma missão inversa a França. Com esta ação, pretende-se dinamizar a vinda à região de importadores deste país, através da realização de reuniões de trabalho entre as empresas nacionais e as francesas.

Ao submeter estas ações a uma candidatura ao QREN, a NERLEI dá a possibilidade às empresas que vierem a participar de beneficiarem de apoio, caso seja aprovada, como tem sido habitual.

 

2012.11.20


Feira internacional decorre em Munique, Alemanha

NERLEI `ganha´ organização nacional da Ceramitec

Entre 22 e 25 de maio, empresas portuguesas participam na feira Ceramitec - Tecnologias, Inovações e Materiais, que se realiza em Munique, Alemanha, naquela que é a primeira organização nacional da participação portuguesa que a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria foi convidada a assumir, fruto do reconhecimento do apoio dado às empresas na área da internacionalização.

Esta é a primeira vez que a NERLEI organiza uma participação conjunta nesta feira, fato que resultou precisamente da abordagem de empresas que queriam participar e que conhecedoras do trabalho da nossa Associação a este nível solicitaram o apoio. Apesar de a ação não estar inicialmente prevista no Choose Portugal 2012 (designação do projeto para ações de internacionalização com apoio do QREN), a aicep Portugal Global, reconhecendo o trabalho da Associação a este nível, convidou a NERLEI a assumir essa organização.

A participar nesta organização conjunta da NERLEI estão a Cerâmica do Liz, SA, de Leiria; a Ceramifor - Equipamentos Industrias, SA, de Leiria; a Metalcértima - Indústria Metalomecânica, SA, de Oliveira do Bairro; e a Portkiln - Kilns and Equipments, Lda, de Leiria, que vão ocupar um total de 150 metros quadrados de exposição.

A Ceramitec é a feira internacional de maior sucesso abarcando desde a cerâmica tradicional e as matérias-primas, até à metalurgia dos pós e à cerâmica técnica. Segundo a organização, nesta edição "em destaque estarão a eficiência de materiais e energética". À margem da feira estão previstas várias palestras bem como visitas guiadas "que possibilitam pela primeira vez o diálogo entre fabricantes, utilizadores e investigadores da indústria cerâmica internacional".

 

2012.05.18


Deslocação decorre entre 13 e 20 de maio
NERLEI em missão empresarial ao Japão com quatro empresas

Entre 13 e 20 de maio a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha em missão empresarial ao Japão quatro empresas de vários sectores de atividade.

Integram a comitiva a Moldetipo II, SA, de moldes; e a Vidigal Wines, SA, de produção e comércio de vinho; e a Gesfoco - Gestão e Consultoria, Lda, de consultoria. Além destas três empresas que participam integradas no projeto Choose Portugal 2012, participa também nesta missão a Visual Pat, Lda, de decoração de interiores.

A missão empresarial inclui deslocações a Tóquio, onde as empresas têm uma agenda própria de contactos, definida tendo em conta as suas expectativas aquando da inscrição, e a Tokushima onde a comitiva reunirá conjuntamente com a Câmara de Comércio e Indústria de Tokushima e com a Associação Empresarial de Tokushima. Além das empresas que integram a missão empresarial da NERLEI, e aproveitando os laços existentes entre o município de Leiria e a cidade de Tokushima no âmbito do processo de geminação que as une, a comitiva em Tokushima integra ainda o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e o presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Nuno Mangas.

Esta missão é uma das sete que integra o projeto da NERLEI Choose Portugal 2012, que foi alvo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Assim, as empresas participantes usufruirão de um apoio que varia entre os 40 e os 45 por cento das despesas elegíveis, sendo a taxa de reembolso definida de acordo com a certificação PME.

 

2012.05.09


A mais recente missão empresarial decorreu entre 15 e 22 de abril

Em menos de um ano NERLEI levou 18 empresas a Moçambique

Em menos de um ano, entre 26 de maio de 2011 e 22 de abril de 2012, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou três missões empresariais a Moçambique, nas quais participaram um total de 18 empresas.

Na última deslocação àquele país, que decorreu entre 15 e 22 de abril de 2012, as oito empresas que integraram a missão, identificaram "reais oportunidades de negócio". Detetadas as oportunidades e já com o conhecimento necessário sobre o funcionamento do mercado moçambicano (ao nível das instituições estatais e do sector privado), cabe agora às empresas analisar e definir a forma mais adequada de atuação nesse mercado.

Na comitiva seguiram a Distripombal - Supermercados, SA, de comércio a retalho; a Oliveiras, SA, do sector da construção; a Macolis, SA, de materiais de construção e climatização; a Railinox, Lda, de construção civil; a Leirilis, SA, de comércio a retalho; a Colorine, Lda, de comércio de portas lacadas; e a Alumicaleira, Lda, de construção civil. Além destas sete empresas, que participaram integradas no projeto Choose Portugal 2012, participou também nesta missão a RCL, Lda, de caixilharia de alumínios.

Os diversos contatos individuais realizados possibilitaram às empresas participantes conhecer o mercado e as suas oportunidades, havendo mesmo algumas que já ponderam a possibilidade de nos próximos meses voltarem ao país para consolidarem contatos.
De salientar ainda que nos próximos anos se prevê que Moçambique registe um elevado volume de investimento em infraestruturas (sobretudo no Norte do país) e no alargamento da rede de transportes. Estes investimentos representam oportunidades para as empresas nacionais em diversos sectores de atividade como obras públicas, serviços, materiais de construção, saneamento entre outros.

Além das reuniões individuais, registou-se uma reunião conjunta com o delegado da aicep em Maputo e com técnicos do Centro de Promoção de Investimentos.


2012.04.24


Missão empresarial decorre entre 15 e 22 de abril
NERLEI acompanha sete empresas a Moçambique


Entre 15 e 22 de abril a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha em missão empresarial a Moçambique sete empresas de vários sectores de atividade.

Integram a comitiva a Distripombal - Supermercados, SA, de comércio a retalho; a Oliveiras, SA, do sector da construção; a Macolis, SA, de materiais de construção e climatização; a Railinox, Lda, de construção civil; a Leirilis, SA, de comércio a retalho; e a Alumicaleira, Lda, de construção civil. Além destas seis empresas que participam integradas no projeto Choose Portugal 2012, participa também nesta missão a RCL, Lda, de caixilharia de alumínios.

Além da agenda própria de contactos de cada participante, definida tendo em conta as expectativas de cada empresa aquando da inscrição, haverá lugar para uma agenda comum, nomeadamente com o representante da aicep Portugal Global em Maputo e com o CPI - Centro de Promoção de Investimentos.

Esta missão é uma das sete que integra o projeto da NERLEI Choose Portugal 2012, que foi alvo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME - Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Assim, as empresas participantes usufruirão de um apoio que varia entre os 40 e os 45 por cento das despesas elegíveis, sendo a taxa de reembolso definida de acordo com a certificação PME.

 

2012.04.10


Incentivo aumentou para 75 por cento das despesas elegíveis
NERLEI tem inscrições abertas para a Ambiente 2013

 

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está a aceitar inscrições de empresas que pretendam participar na edição 2013 da feira Ambiente, que decorre, em Frankfurt, Alemanha, entre 15 e 19 de fevereiro do próximo ano.

As empresas que se inscreverem até ao dia 12 de março de 2012 poderão beneficiar de um desconto de cerca de 5 por cento por reserva antecipada do espaço. Além disso, e à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a NERLEI vai submeter esta participação a uma candidatura ao Programa Operacional Fatores de Competitividade - Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME - Projetos Conjuntos do QREN, pelo que as empresas participantes poderão beneficiar de um incentivo de 75 por cento das despesas elegíveis.

Na edição de 2012, a NERLEI organizou a participação conjunta de 30 empresas e a aposta, para 2013, passa por reforçar o número de participantes na iniciativa dando assim a possibilidade de as empresas mostrarem os seus produtos na maior feira de bens de consumo do mundo que contempla uma imensa variedade de produtos para a mesa, cozinha, casa, mobiliário e produtos para oferta.

Um dos pontos fortes desta feira continua a ser o seu alcance global (elevado número de expositores e visitantes internacionais).
A edição de 2012 da Ambiente contou com a participação de 4543 expositores oriundos de 87 países e, aproximadamente, 140.000 visitantes. É de realçar que os visitantes têm o perfil de compradores qualificados com autorização para tomar decisões, o que potencia a realização de negócios no decorrer da feira.

Mais informações sobre as condições de inscrição poderão ser obtidas junto do Departamento de Apoio à Internacionalização da NERLEI ou através do e-mail internacional@nerlei.pt

 

2012.03.06


Missão empresarial decorre entre 27 de fevereiro e 1 de março

NERLEI acompanha sete empresas Cabo Verde


Entre 27 de fevereiro e 1 de março a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha sete empresas em missão empresarial a Cabo Verde.

Integram a comitiva a Caixifer - Serralharia Civil e Alumínios, Lda, do sector da serralharia; a Espelhos do Liz - Vidraria e Biselagem, Lda, de transformação de vidro plano; a Incarpo - Indústria e Comércio de Carnes, SA, do sector alimentar; a Isolporta - Materiais de Construção, Lda, de produção e montagem de portas e automatismos; a Pervedant - Perfis e Vedantes, Lda, de caixilharia de alumínio; a Promor - Abastecedora de Produtos Agropecuários, SA, do sector agroindustrial; e a Tecfil - Técnica Fabrico de Fios, Lda, de cordoaria.

Além da agenda própria de contactos de cada participante, definida tendo em conta as expectativas de cada empresa aquando da inscrição, haverá lugar para uma reunião conjunta com o representante da aicep Portugal Global em Cabo Verde.

Esta missão empresarial integra o projeto Choose Portugal 2012, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Neste sentido, as empresas que integrarem esta ação vão beneficiar de um incentivo que varia entre os 40 e os 45 por cento das despesas elegíveis, sendo a taxa de reembolso definida de acordo com a certificação PME.

 

2012.02.28


IVO Cutelarias, que integrou este projeto, foi premiada

30 empresas que participaram com a NERLEI na feira Ambiente voltam otimistas

As 30 empresas portuguesas que integraram o grupo que participou na feira Ambiente com a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria voltaram otimistas. Registo de encomendas no decorrer do certame, o regresso de clientes que nos últimos anos tinham optado por produtos asiáticos e boas perspetivas em relação à diversificação de mercados são alguns dos motivos que estão na origem da avaliação positiva que estas empresas fazem da presença na feira, que decorreu entre 10 e 14 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha.

Apesar de apenas ser possível avaliar os resultados reais desta participação passados alguns meses da realização da feira, a perspetiva de efetivação de bons negócios em consequência da presença neste evento é bastante elevada. Na realidade, várias destas empresas afirmam ter registado encomendas no decorrer do próprio evento, algo já não muito frequente neste tipo de certame e que gerou nas empresas um clima de confiança.

Outro fator considerado positivo foi a existência de boas possibilidades quanto à diversificação de mercados. Esta é, aliás, uma das mais-valias da feira Ambiente, que regista um elevado número de visitantes estrangeiros, representantes de diversas nacionalidades.

As 30 empresas que integraram a participação da NERLEI, integradas no Choose Portugal 2012, projeto desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), representam quase metade da totalidade das empresas portuguesas presentes (66).


IVO Cutelarias premiada

De destacar ainda que a IVO Cutelarias, uma das empresas que integrou esta organização da NERLEI, ganhou o prémio Design Plus 2012, distinção atribuída pela Messe Frankfurt no âmbito desta feira, com a série de facas Virtublack, projetadas pelo designer Jesper Stähl, um produto 100 por cento português.


2012.02.22


Metade das empresas portuguesas presentes integra a participação conjunta organizada pela NERLEI


A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a participação, e vai acompanhar, um grupo de 30 empresas à feira Ambiente, que decorre entre 10 e 14 de fevereiro, em Frankfurt, Alemanha. Nos últimos dois anos, esta ação da NERLEI aumentou para o dobro o número de empresas participantes, sendo que em 2012 integra quase metade da totalidade das empresas portuguesas que vão participar neste certame.

As 30 empresas apresentam os seus produtos num espaço que totaliza 934,5 metros quadrados e desenvolvem atividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, cutelarias, utilidades domésticas, acessórios em cortiça, bens de consumo e design industrial.

A NERLEI desenvolveu uma imagem comum, que tem como slogan "Choose Portugal", para destacar a participação destas empresas na feira e com base na qual foram criados cartazes que vão ser incluídos nos stands de cada empresa, de forma a que, não perdendo a individualidade, este conjunto de 30 empresas se apresente com um ponto comum que é serem portuguesas.

Esta iniciativa integra o projeto Choose Portugal 2012, desenvolvido por esta Associação no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME/Projetos Conjuntos, do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). Neste sentido, as empresas que integram esta ação vão beneficiar de um incentivo que varia entre os 40 e os 45 por cento das despesas elegíveis, sendo a taxa de reembolso definida de acordo com a certificação PME.

A Feira Ambiente apresenta-se como a maior feira internacional de bens de consumo, contemplando uma imensa variedade de produtos para a mesa, cozinha, casa, mobiliário e produtos para oferta. Na edição de 2011 contou com 4.458 expositores, oriundos de 86 países. Em termos de visitantes, recebeu 144 mil, 47 por cento dos quais de fora da Alemanha.


2012.02.06

 
 
Programa Operaçional Factores de Competitividade  Quadro de Referência Estratégico Operacional  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Nerlei