MAPA DO SITE
 
 
Choose Portugal 2010

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME/Projectos Conjuntos

Este tipo de programas visa a promoção da competitividade das empresas através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa das PME no mercado global.

OBJETIVOS E NOME DO PROJECTO

Projecto CHOSSE PORTUGAL 2010

Este projecto conjunto visa apoiar as empresas participantes a consolidar a sua posição nos mercados externos, melhorando a competitividade no mercado global, através da realização de acções complementares às estratégias e iniciativas das empresas que lhes permitam incrementar a imagem de qualidade e de referência dos produtos nacionais.

ESTE PROJECTO ENGLOBA CINCO ACÇÕES

Feira Ambiente | 12 a 16 de Fevereiro de 2010 – Frankfurt

Missão Empresarial à Arábia Saudita | 18 a 23 de Junho de 2010

Missão Empresarial a Moçambique | 28 de Agosto a 4 de Setembro de 2010

Missão Empresarial a Angola | 31 de Outubro a 6 de Novembro de 2010

Missão Empresarial a Marrocos | 21 a 25 de Novembro de 2010

A organização da participação colectiva de 16 empresas na Feira Ambiente 2010, uma feira âncora da Fileira Casa, visitada por profissionais de todo o mundo e onde estão expostas as mais importantes marcas e o mais significativo que há em termos de produtos, nomeadamente no que respeita a design e inovação.

A realização de quatro Missões Empresariais a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas: Arábia Saudita, Moçambique, Angola e Marrocos. Estas missões com um carácter multisectorial, integrarão no seu total 36 empresas, que aproveitarão a sua participação para conhecer o mercado in loco, a sua forma de funcionar e as suas potencialidades, para além da possibilidade de efectuarem negócios na sequência dos encontros de negócios que irão ter com empresas saudita, moçambicanas, angolanas e marroquinas.

DESTINATÁRIOS

PME’s

PRAZO DE EXECUÇÃO

1 Julho de 2009 a Janeiro a 31 de Dezembro 2010

MONTANTES DE INVESTIMENTO E APOIO

Valor do investimento global: 534.990,17€

Valor do incentivo: 239.739,02€


COMPARTICIPAÇÃO PARA EMPRESAS

A taxa de incentivo elegível varia entre os 40% e 45%. Estas taxas de incentivo para reembolso são definidas de acordo com a certificação PME emitida pelo IAPMEI.

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA DAS EMPRESAS

- Ser PME’s;

- Encontrar-se legalmente constituído;

- Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, à segurança social e às entidades pagadoras de incentivo;

- Cumprir o rácio de autonomia financeira superior a 15%;

- Possuir certificação PME.

 

As empresas serão sujeitas a um processo de selecção de acordo com critérios previamente definidos, nomeadamente o interesse em desenvolver investimentos, serem exportadoras e/ou empenhadas em iniciar ou manter processos de internacionalização no mercado.

Os investimentos imputáveis às Regiões NUTII Lisboa e Algarve não serão objecto de comparticipação no âmbito do projecto e, como tal, as empresas sedeadas nessas Regiões não poderão ser beneficiárias de co-financiamento QREN.

RESULTADOS – ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Para além de acções de divulgação e sensibilização junto das empresas para que adiram ao projecto, a NERLEI propõe-se a divulgar os resultados das acções realizadas através da realização de um seminário de encerramento do projecto, aberto a toda a comunidade empresarial.

Choose Portugal 2014-2015
Choose Portugal 2013
Choose Portugal 2012
Choose Portugal 2011
Choose Portugal 2010
Choose Portugal 2009
Choose Portugal 2008
 
 
Programa Operaçional Factores de Competitividade  Quadro de Referência Estratégico Operacional  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Nerlei