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Choose Portugal 2011

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME/Projectos Conjuntos

Este tipo de programas visa a promoção da competitividade das empresas através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa das PME no mercado global.

 

Projecto CHOOSE PORTUGAL 2011

Este projecto conjunto visa apoiar as empresas participantes a consolidar a sua posição nos mercados externos, melhorando a competitividade no mercado global, através da realização de acções complementares às estratégias e iniciativas das empresas que lhes permitam incrementar a imagem de qualidade e de referência dos produtos nacionais.

ESTE PROJECTO ENGLOBA OITO ACÇÕES

Feira Ambiente | 11 a 15 de Fev. - Frankfurt

Missão Empresarial a Moçambique | 26 maio a 04 de jun.

Missão Empresarial ao Brasil | 10 a 16 de julho

Missão Empresarial ao México | 06 a 11 de novembro

Missão Empresarial a França | 14 a 17 de novembro

Missão Empresarial a Angola | 13 a 18 de novembro

Missão Empresarial a Moçambique | 23 nov. a 01 de dez.

Missão Empresarial a Marrocos | 04 a 08 de dezembro

Missão Empresarial Espanha | 21 a 24 de novembro

As missões exploratórias têm como objectivo dotar a NERLEI de Informação actualizada sobre estes mercados, por exemplo ao nível dos principais sectores alvo e respectivas oportunidades, para preparar as missões de prospecção de mercado previstas para estes países.

A organização da participação colectiva de 26 empresas na Feira Ambiente 2011, uma feira âncora da Fileira Casa, visitada por profissionais de todo o mundo e onde estão expostas as mais importantes marcas e o mais significativo que há em termos de produtos, nomeadamente no que respeita a design e inovação.

A realização de oito Missões Empresariais a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas: Angola, Argélia, Brasil, Espanha, EUA, França, Marrocos e Moçambique. Estas missões com um carácter multisectorial, integrarão no seu total 45 empresas, que aproveitarão a sua participação para conhecer o mercado in loco, a sua forma de funcionar e as suas potencialidades, para além da possibilidade de efectuarem negócios na sequência dos encontros de negócios que irão ter com empresas angolanas, argelinas, brasileiras, espanholas, americanas, francesas, marroquinas e moçambicanas.

DESTINATÁRIOS

PME’s

PRAZO DE EXECUÇÃO

1 Julho de 2010 a Janeiro a 31 de Dezembro 2011

MONTANTES DE INVESTIMENTO E APOIO

Valor do investimento global: 936.257,71€

Valor do incentivo: 446.002,76€

 

COMPARTICIPAÇÃO PARA EMPRESAS

A taxa de incentivo elegível varia entre os 40% e 45%. Estas taxas de incentivo para reembolso são definidas de acordo com a certificação PME emitida pelo IAPMEI.

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA DAS EMPRESAS

- Ser PME’s;

- Encontrar-se legalmente constituído;

- Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, à segurança social e às entidades pagadoras de incentivo;

- Cumprir o rácio de autonomia financeira superior a 15%;

- Possuir certificação PME.

 

As empresas serão sujeitas a um processo de selecção de acordo com critérios previamente definidos, nomeadamente o interesse em desenvolver investimentos, serem exportadoras e/ou empenhadas em iniciar ou manter processos de internacionalização no mercado.

Os investimentos imputáveis às Regiões NUTII Lisboa e Algarve não serão objecto de comparticipação no âmbito do projecto e, como tal, as empresas sedeadas nessas Regiões não poderão ser beneficiárias de co-financiamento QREN.

ACÇÕES DE DIVULGAÇÃO

- Seminário sobre os mercados do Magrebe | Argélia e Marrocos;

- Seminário sobre os mercados PALOP | Angola e Moçambique;

- Seminário sobre os mercados de Sul e Norte América | Brasil e Estados Unidos;

- Seminário sobre os mercados de proximidade | Espanha e França.

 

Os seminários a realizar terão como principais objectivos revelar o potencial dos mercados a abordar nas diversas missões empresariais, as oportunidades que estes países oferecem às empresas portuguesas e os apoios que podem e devem ser utilizados para reduzir o risco dos seus investimentos, além de sensibilizar/captar empresas para as acções a desenvolver no decorrer do projecto.

RESULTADOS - ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Para além de acções de divulgação e sensibilização junto das empresas para que adiram ao projecto, a NERLEI propõe-se a divulgar os resultados das acções realizadas através da realização de um seminário de encerramento do projecto, aberto a toda a comunidade empresarial.

OBJETIVOS E NOME DO PROJETO

Feira Ambiente | 11 a 15 de Fev. - Frankfurt

Missão Empresarial a Moçambique | 26 maio a 04 de jun.

Missão Empresarial ao Brasil | 10 a 16 de julho

Missão Empresarial ao México | 06 a 11 de novembro

Missão Empresarial a França | 14 a 17 de novembro

Missão Empresarial a Angola | 13 a 18 de novembro

Missão Empresarial a Moçambique | 23 nov. a 01 de dez.

Missão Empresarial a Marrocos | 04 a 08 de dezembro

Missão Empresarial Espanha | 12 a 15 dezembro

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