MAPA DO SITE
 
 
Choose Portugal 2012

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

 

Apoio à internacionalização das empresas da Região de Leiria

Este tipo de programa visa a promoção da competitividade das empresas através da expansão a mercados externos, quer pela via da internacionalização do seu negócio, quer pelo fornecimento a parceiros empresariais em países estrangeiros.

 

 

OBJETIVOS E NOME DO PROJECTO

 

Projecto CHOOSE PORTUGAL 2012

Este projecto conjunto visa fomentar e apoiar a abordagem das empresas da Região a mercados externos; Reforçar as relações de cooperação com Câmaras de Comércio e outras entidades sedeadas em Portugal, que fomentem e apoiem a internacionalização das empresas nacionais em mercados especificos; Reforçar as relações com associações estrangeiras de apoio à internacionalização das empresas de forma a potenciar o desenvolvimento de acções conjuntas.


 

ESTE PROJECTO ENGLOBA NOVE ACÇÕES

 

Feira Ambiente | 10 a 14 de fevereiro – Frankfurt

.

Missão Empresarial Cabo Verde | 27 fev. a 01 de março

.

Missão Empresarial Moçambique | 15 a 22 de abril

.

Missão Empresarial Japão | 13 a 20 de maio

.

Missão Empresarial México | 17 a 23 de setembro

.

Missão Empresarial Brasil | 30 Set. a 05 de outubro

.

Missão Empresarial Angola | 17 a 23 de novembro

.

Missão Empresarial Marrocos | 02 a 06 de dezembro

 

 

As missões exploratórias têm como objectivo dotar a NERLEI de Informação actualizada sobre estes mercados, por exemplo ao nível dos principais sectores alvo e respectivas oportunidades, para preparar as missões de prospecção de mercado previstas para estes países.

A organização da participação colectiva na Feira Ambiente 2012, uma feira âncora da Fileira Casa, visitada por profissionais de todo o mundo e onde estão expostas as mais importantes marcas e o mais significativo que há em termos de produtos, nomeadamente no que respeita a design e inovação.

A realização de oito Missões Empresariais a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas: Angola, Cabo Verde, Brasil, Espanha, México, França, Marrocos e Moçambique. Estas missões com um carácter multisectorial permitirão aos seus participantes conhecer o mercado in loco, a sua forma de funcionar e as suas potencialidades, para além da possibilidade de efectuarem negócios na sequência dos encontros de negócios que irão ter com as empresas desses mesmos países.

 

MISSÕES INVERSAS

França | 22 a 24 de Maio

Espanha | 17 a 19 de outubro

 

As missões inversas têm como objetivo facilitar o primeiro contacto entre empresas portuguesas e potenciais clientes estrangeiros, num ambiente mais favorável à oferta nacional.
Pretende-se dinamizar a vinda à região de importadores espanhóis e franceses através da realização de reuniões de trabalho entre as empresas nacionais e estrangeiras.

DESTINATÀRIOS

PME’s

PRAZO DE EXECUÇÃO

1 de Fevereiro de 2012 a 31 de Dezembro

MONTANTES DE INVESTIMENTO E APOIO

Valor do investimento global:

Valor do incentivo:

 

COMPARTICIPAÇÃO PARA EMPRESAS

A taxa de incentivo elegível varia entre os 40% e 45%. Estas taxas de incentivo para reembolso são definidas de acordo com a certificação PME emitida pelo IAPMEI.

 

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA DAS EMPRESAS

 

- Ser PME’s;

- Encontrar-se legalmente constituído;

- Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, à segurança social e às entidades pagadoras de incentivo;

- Cumprir o rácio de autonomia financeira superior a 15%;

- Possuir certificação PME.

 

As empresas serão sujeitas a um processo de selecção de acordo com critérios previamente definidos, nomeadamente o interesse em desenvolver investimentos, serem exportadoras e/ou empenhadas em iniciar ou manter processos de internacionalização no mercado.

Os investimentos imputáveis às Regiões NUTII Lisboa e Algarve não serão objecto de comparticipação no âmbito do projecto e, como tal, as empresas sedeadas nessas Regiões não poderão ser beneficiárias de co-financiamento QREN.

 

ACÇÕES DE DIVULGAÇÃO

- Seminário sobre o mercado de Cabo Verde;


- Seminário sobre o mercado de Moçambique;

 

- Seminário sobre o mercado do Japão;

 

- Seminário sobre o mercado de França;

 

- Seminário sobre o mercado do México;

 

- Seminário sobre o mercado do Brasil;

 

- Seminário sobre o mercado de Espanha;

 

- Seminário sobre o mercado de Angola;

 

- Seminário sobre o mercado de Marrocos;

 

Os seminários a realizar terão como principais objectivos revelar o potencial dos mercados a abordar nas diversas missões empresariais, as oportunidades que estes países oferecem às empresas portuguesas e os apoios que podem e devem ser utilizados para reduzir o risco dos seus investimentos, além de sensibilizar/captar empresas para as acções a desenvolver no decorrer do projecto.

RESULTADOS - ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Para além de acções de divulgação e sensibilização junto das empresas para que adiram ao projecto, a NERLEI propõe-se a divulgar os resultados das acções realizadas através da realização de um seminário de encerramento do projecto, aberto a toda a comunidade empresarial.

Choose Portugal 2014-2015
Choose Portugal 2013
Choose Portugal 2012
Choose Portugal 2011
Choose Portugal 2010
Choose Portugal 2009
Choose Portugal 2008
 
 
Programa Operaçional Factores de Competitividade  Quadro de Referência Estratégico Operacional  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Nerlei